Mentor Imobiliário

O que é SEO e como aplicar no Mercado Imobiliário?

O objetivo principal do SEO é fazer com que seu negócio apareça na internet. Logo, não meça esforços para ser o número um!

 

O que é SEO?

 

Resumidamente, fazer SEO é otimizar artefatos digitais!

 

Esta otimização é feita, principalmente, nas páginas de HTML de websites e blogs, além das redes sociais. Tudo isso com o objetivo de facilitar a indexação (inserir seu site na listagem) e classificação nas buscas feitas em mecanismos como o Google e Bing (além dos outros que detêm fatias mais modestas de mercado, mas, seguem preceitos e estratégias semelhantes).

 

SEO é um conjunto de técnicas que ajudam os buscadores nessas tarefas porque te ajudam a expressar para os buscadores a dizer sobre o que você entende, o que você faz e como você pode ser um resultado interessante para as pesquisas dos usuários (ou buscas).

 

Ou seja, para que sua imobiliária apareça no Google e em todos os outros mecanismos de busca, a fim de gerar tráfego, visitas e fechar negócios.

 

Imagine que o Google e o Bing possuem grandes catálogos de websites, como uma lista telefônica faz com telefones e nomes – só que eles vão muito além de listar nome do site e endereço na Internet.

 

Como existem bilhões de websites e a gente só conhece no máximo algumas dezenas (assim como decoramos uma quantidade muito pequena de números de telefone por conta das agendas dos celulares), os mecanismos de busca precisam de informações para listar websites e organizar os resultados das buscas.

 

Ao utilizar as técnicas adequadas de SEO e concentrar-se na criação de conteúdo relevante e estruturado, mesmo as mais simples, aumentam as chances de ser melhor classificado nas páginas de resultado de buscas ligadas à termos que se destacam no mercado imobiliário.

 

Atualmente, em algumas regiões, mais da metade do processo de decisão sobre o aluguel ou compra acontece online e esta tendência é muito óbvia:

 

… é bem mais fácil digitar algumas palavras no Google do que ficar folheando jornais ou ligando para corretores (porque isso requer interrupção, por exemplo, do trabalho durante o expediente).

 

As principais técnicas para otimizar seu conteúdo

 

Antes de mais nada, você precisa conhecer técnicas de SEO simples, mas que vão dar uma repaginada no seu conteúdo.

 

Cada conteúdo deve ser pensado para ser inteligível tanto para leitores que procuram imóveis quando para o Google (que procura entregar bons resultados aos seus usuários, com retornos de conteúdo com qualidade e que respondem às demandas dos termos buscados).

 

Títulos e Subtítulos

 

Organizar o texto em seções já é um passo importante, mas utilizar as marcações (ou tags) corretas para indicar de títulos e subtítulos fazem muita diferença.

 

Seja no HTML puro (criado e editado por desenvolvedores) ou através de ferramentas como o Word Press ou outros gerenciadores de conteúdo, é imprescindível usar as tags corretas.

 

Resumidamente, o uso de tags h1 a h6, organizam o conteúdo hierarquicamente:

 

  • O título de cada seção deve ser marcado com a tag h1 (ou Título 1 dependendo da ferramenta), à título de exercício imagine uma página com as seções “Casas”, “Fazendas” e “Apartamentos”;

 

  • Cada seção das exemplificadas acima pode ter especializações de conteúdo interessantes de serem separadas dentro da seção principal, como: “Casas em Estilo Colonial” e “Casas em Estilo Contemporâneo” dentro da seção principal h1 do texto sobre “Casa”.

 

Estas subseções devem ser marcadas com tags do tipo h2 (ou Título 2 dependendo da ferramenta).

 

O resultado final seria algo mais ou menos assim:

 

Casas

[seu conteúdo geral sobre casas]

 

Casas em Estilo Colonial

[seu conteúdo sobre casas em estilo colonial]

 

Casas em Estilo Contemporâneo

[seu conteúdo sobre casas em estilo contemporâneo]

 

Fazendas

[seu conteúdo geral sobre fazendas]

 

Próximas à São Paulo

[seu conteúdo sobre propriedades rurais próximas à cidade de São Paulo]

 

Próximas à Divisa com o Mato Grosso do Sul

[seu conteúdo sobre propriedades rurais próximas à divisa do estado]

 

Apartamentos

[seu conteúdo geral sobre apartamentos]

 

Imagens: qualidade e descrição ajudam na classificação

 

Ter imagens de qualidade ajuda na hora de ilustrar o conteúdo, mas ter imagens muito grandes e pesadas podem fazer com que as páginas demorem muito a ser descarregadas a abertas principalmente em celulares – e isso deve ser evitado!

 

Os editores de páginas permitem a criação de descrições para cada imagem, use isso a seu favor e crie as descrições (conhecidas também como tags ALT, de alternativa para quando uma imagem não carrega) pois além de ser uma boa prática de SEO, ajuda leitores cegos a entender melhor seu site por meio do uso de ferramentas de acessibilidade que lêem estas descrições. São exemplos:

 

  • Imagem de uma Cozinha: o ALT poderia ser “Cozinha decorada com armários brancos e balcão em mármore negro e pia em inox”;

 

  • Imagem da Varanda: o ALT poderia ser “Varanda fechada com vidro de correr com vista área verde do parque municipal”

 

Ênfase: use negrito em suas palavras-chaves

 

O negrito, é hoje uma das melhores maneiras de enfatizar as palavras-chaves do seu conteúdo, são elas um dos principais alvos dos algoritmos de busca e classificação e elas devem ser trabalhadas naturalmente no decorrer do texto.

 

Existem muitas outras técnicas, mas estas já vão melhorar suas chances e não precisam de muito conhecimento técnico. Fique atento, também à estes aspectos

 

  • Qualidade dos links: busque sempre utilizar ligações á websites que possuem autoridade comprovada como o CRECI, o COFECI sítios do governo com informações relevantes sobre legislação imobiliária, parceiros do setor imobiliário com boa reputação, etc;

 

  • Funcionamento dos links: linkes quebrados podem prejudicar seu conteúdo e sua classificação;

 

  • Funcionamento das imagens: verifique, periodicamente se as imagens dos seus artigos ou páginas mais acessadas estão funcionando

 

O foco é conteúdo: capriche nas descrições

 

 

No final das contas, se você usar as técnicas apresentadas e outras mais especializadas, o que vai diferenciar sua empresa ou seu trabalho como autônomo de outras imobiliárias é o seu conteúdo.

 

Uma das melhores maneiras de manter um conteúdo diferenciado é estender o tradicional descritivo “2 quartos, sala, cozinha” e dar mais detalhes e encantar o leitor e possível cliente (e o Google).

 

Você deve continuar usando a descrição resumida, mas também deve aplicar seu conhecimento para descrever melhor outros aspectos de cada imóvel:

 

  • 2 quartos: um quarto é muito arejado e possui ventilador de teto (apenas para o verão e dias mais quentes) – é ideal para criar um quarto auxiliar ou home office. O quarto principal é grande e possui janela nascente, com película e cortina já instalada e preparado para ar-condicionado. É ideal para o casal que busca espaço e comodidade;

 

  • Cozinha: a cozinha, embora compacta, possui armários planejados já instalados e foi concebida para quem gosta de cozinhar, mas também busca praticidade.

 

Inclusive quando se tratar de uma casa, por exemplo, poderá dar bastante ênfase aos espaços externos, destacando todo o potencial que ele oferece.

 

Enfim, o que vale é usar a imaginação para conseguir levar ao potencial cliente a melhor descrição do imóvel com objetividade, informação e mostrando seus principais benefícios (que vão muito além da simples descrição e dão foco no uso de cada dependência e seus pontos fortes).

 

O SEO para um site de imobiliária deve pensar no conjunto, ou seja, chegar ao consumidor através de todos os canais, criando desejos fortes para marcar um horário e poder “conhecer de perto” o imóvel descrito.

 

O que você achou do conteúdo? Conseguimos te ajudar a entender melhor o assunto? Deixe seus comentários ou entre em contato conosco que vamos te ajudar ainda mais a obter resultados com o marketing digital!

Vitor Araujo

Vitor Araujo é corretor de imóveis, sócio da Zafer Imóveis e especialista em Marketing Digital Imobiliário. Presta Consultoria e Mentoria para Imobiliárias e Corretores de Imóveis de vários estados do Brasil. É Palestrante. Sua palestra no CRECI SP teve mais 1.000 visualizações em menos de 24 horas. Fundador do blog Mentor Imobiliário.

Seja o primeiro a comentar