Mentor Imobiliário

Dicas para criar anúncios de imóveis de sucesso

Quando se trata de marketing digital, há muitos detalhes que influenciam o sucesso ou fracasso de um anúncio específico.

 

Mas, em geral, podemos dizer que tudo se resume a adequação do anúncio ao público-alvo, ou seja, oferecer o produto certo, na hora certa, para as pessoas certas.

 

E é isso que o sistema de anúncios do Facebook oferece, embora, o corretor de imóveis precise de uma boa dose de conhecimentos e sobretudo, prática, para fazer a máquina funcionar a contento.

 

Para começar e evitando o erro mais comum de todos: achar que as pessoas estão no Facebook para ver imóveis ou o seu perfil profissional.

 

Não estão e é sua tarefa virar o jogo a seu favor, tornando seus anúncios atraentes; o que normalmente, está mais relacionado ao direcionamento, que ao formato do anúncio em si.

 

Para entender este ponto, vamos pensar um pouco a respeito de como funciona o marketing imobiliário nesta rede social específica.

 

Anúncios Não Surgem no Vácuo: Quem é Você?

 

O primeiro passo de qualquer anúncio está sempre no posicionamento da empresa, ou do corretor de imóveis.

 

É preciso que você tenha um perfil profissional, com um fluxo constante de informações relevantes, para que as pessoas se interessem a ponto de segui-lo.

 

Mas, acima disso, o perfil e as postagens regulares servem para que você mantenha um registro destas pessoas e seus possíveis interesses.

 

Obviamente, como estamos falando de marketing imobiliário, o que você quer entender sobre os seus seguidores, é a razão do interesse deles em seu perfil.

 

Por acaso estão procurando opções de investimento? Se sim, onde? Em que faixa de preços? Preferem terrenos ou casas de praia? Quem sabe apartamentos pequenos em cidades universitárias?

 

Como corretor de imóveis, seu interesse no marketing digital, mais do que vender um imóvel específico, é identificar e agrupar estes interesses.

 

É para isso que seu perfil e suas postagens servem e com o tempo, você terá muitos desses grupos e interesses, reunidos em listas de e-mails.

 

É neste ponto que seus anúncios passam a ter uma chance real de serem bem-sucedidos; a partir do momento que souber para quem direcioná-los.

 

Direcionar, Aprimorar, Redirecionar: A Chave do Sucesso

 

No jargão do marketing digital, estes clientes em potencial são chamados de leads, que as ferramentas internas do Facebook, permitem separar em grupos bem específicos.

 

Assim, digamos que você tenha uma casa a beira mar em Maceió para vender.

 

Ainda que muitas pessoas possam se interessar por ela em todo o Brasil, ou até no exterior, sua função é direcionar o anúncio para as pessoas com maior potencial de compra.

 

E para fazer essa triagem é importante saber o que seus seguidores buscam, pois isso lhe dará um recorte de perfis potencialmente mais interessados no negócio.

 

Ou seja, utilizando o Facebook como base de ações, você primeiro capta seguidores diversos, para quem poderá enviar conteúdos mais genéricos e também, alguns anúncios.

 

Dentre estes, alguns aceitarão fornecer seus e-mails em troca de um e-book ou outro conteúdo relevante e para estes, você poderá enviar conteúdos e propostas 100% direcionados posteriormente.

 

Além disso, utilizando os dados de ambos estes grupos, você começará a criar perfis genéricos, mas, segmentados, para os quais direcionar suas campanhas pagas na plataforma.

 

E assim, chegamos a essência do marketing digital, onde este processo se repete continuamente, sempre aprimorando os anúncios e direcionamentos a cada nova rodada.

Vitor Araujo

Vitor Araujo é corretor de imóveis, sócio da Zafer Imóveis e especialista em Marketing Digital Imobiliário. Presta Consultoria e Mentoria para Imobiliárias e Corretores de Imóveis de vários estados do Brasil. É Palestrante. Sua palestra no CRECI SP teve mais 1.000 visualizações em menos de 24 horas. Fundador do blog Mentor Imobiliário.

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