Mentor Imobiliário

Como funciona os anúncios de imóveis no Facebook

O Facebook é a forma de interação com a internet mais comum no Brasil e em boa parte do mundo; algo que o torna uma das principais ferramentas de marketing digital da atualidade.

 

Por outro lado, a rede social existe para gerar lucro para seus criadores, não para te dar uma chance de vender imóveis.

 

O que isso significa, é que todo corretor de imóveis precisa estar consciente do que é o Facebook, antes de se aventurar pela ferramenta como método de marketing imobiliário.

 

Em outras palavras, existe a divulgação feita de forma gratuita, seguindo regras bem específicas dentre as políticas da rede; e a divulgação paga, que pode é muito mais vantajosa, já que a entrega do seu anúncio vai para pessoas altamente segmentadas.

 

Para entender qual é o seu caso e como isso funciona, precisamos primeiro, explicar o básico.

 

Páginas no Facebook e Divulgação de Anúncios

 

Como todos estamos no Facebook, é natural que todos os profissionais autônomos e empresas também queiram estar.

 

No entanto, um páginas não é algo que os usuários comuns estejam naturalmente procurando na plataforma.

 

Ou seja, ninguém entra no Facebook para procurar um corretor de imóveis, mas, se conhecer um por lá, pode se dar a trabalho de contatá-lo pela plataforma.

 

Para que isso aconteça, é preciso que seu perfil seja atrativo, o que inclui postar conteúdo frequente e principalmente, com valor perceptível e é aí que a maioria das empresas erra.

 

A noção de valor de uma empresa está associada ao seu produto, mas, os clientes em potencial não necessariamente buscam pelo produto e sim, por soluções para problemas circundantes.

 

No caso de um imóvel, a menos que ele esteja muito barato (e nunca está), porque alguém se interessaria pelo anúncio enquanto vê o que seus amigos estão postando?

 

Por isso, o marketing digital não deve focar apenas no produto. A presença da empresa, enquanto marca, na rede social, é muito mais importante que isso e o mesmo vale para os autônomos.

 

Resumindo, o perfil e anúncios gratuitos (posts comuns), servem para manter um fluxo de informações a respeito da empresa, captando possíveis interessados para qualquer negócio futuro.

 

O grande problema é que os anúncios grátis, também chamado de orgânicos, a entrega é muito pequena.

 

Estima-se que de 1% a 7% da sua audiência estejam vendo as suas publicações. Para chegar a um número maior, o Facebook quer que você pague.

 

Pagando Para Anunciar Imóveis no Facebook

 

Uma vez estabelecido na plataforma, o corretor de imóveis passa a ter uma base de seguidores que pode ser grande ou pequena, o que é mais provável.

 

Suas postagens regulares serão divulgadas apenas entre esta base e mesmo assim, não necessariamente nos melhores horários, ou da melhor forma para o seu negócio.

 

Todo o conceito por trás do marketing digital está no direcionamento e por isso, garantir que seus anúncios cheguem as pessoas certas, é o melhor que você pode fazer.

 

Mas, para isso, será necessário pagar pelos anúncios e ainda, aprender a torná-los atraentes, porque o simples fato de algo aparecer na linha do tempo de um usuário do Facebook, não garante que ele vá prestar atenção.

 

Exatamente como você mesmo faz com a sua linha do tempo, as demais pessoas também escolhem o que lhes interessa no momento, passando por cima do resto.

 

Assim, seu foco principal deve estar no posicionamento da empresa (ou da marca), com investidas pontuais em anúncios pagos, quando tiver algo realmente interessante para seus clientes em potencial.

 

Mas, é claro, estas são apenas as regras gerais. Para produzir anúncios efetivos é preciso conhecer técnicas de marketing, saber mexer no facebook com maestria e ter noção sobre copywriting e persuasão.

 

Por outro lado, apesar das dificuldades expostas, se você se dedicar a aprender na prática, com o tempo, seus resultados podem ser excepcionais.

Vitor Araujo

Vitor Araujo é corretor de imóveis, sócio da Zafer Imóveis e especialista em Marketing Digital Imobiliário. Presta Consultoria e Mentoria para Imobiliárias e Corretores de Imóveis de vários estados do Brasil. É Palestrante. Sua palestra no CRECI SP teve mais 1.000 visualizações em menos de 24 horas. Fundador do blog Mentor Imobiliário.

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