Mentor Imobiliário

5 das minhas 20 melhores táticas para conseguir clientes e vender imóveis

Comecei no mercado imobiliário “ativamente” no final de 2007.

Digo ativamente, pois cresci no mercado imobiliário. Meu pai era construtor na cidade onde sou sócio de uma imobiliária hoje, então o via, fazendo plantas, com documentos, falando com clientes por telefone, enfim…

E fico pensando, o quê, mas o quê, eu poderia dizer pra você, que pudesse REALMENTE AJUDAR VOCÊ a mudar sua carreira, crescer no mercado, prospectar mais clientes e vender mais imóveis…

Quem é meu aluno, já percebeu, mas às vezes, acredito que tenho mais vontade de ver os meus alunos VENCEREM nesse mercado, do que eles mesmo… São poucas as pessoas que efetivamente colocam em prática aquilo que tem que ser feito.

Mas, percebi que eu tenho que fazer minha parte, e cabe a você fazer a sua ou não… que é de aplicar o que vou te dizer agora…

 

Essas são as dicas que eu gostaria de ter ouvido, há 10 anos atrás…

Então se você está começando agora, te digo 3 coisas: APLIQUE, APLIQUE e APLIQUE…

 

1- Seja você mesmo

 

Não tente se comportar, falar, e copiar a forma de trabalho das outras pessoas. crie seu próprio estilo.

Seja honesto, correto e ético… e não foque no dinheiro… foque na solução do problema do seu clientes.

Quer dinheiro? Ajude o investidor a ganhar dinheiro. Ajude o o casal novo a conseguir o primeiro imóvel. Ajude o casal a sair do aluguel. Assim, a última coisa que vai te faltar é dinheiro. Dinheiro vai ser consequência do seu trabalho. Ele virá de uma forma ou de outra.

 

2- Mantenha contato com seus clientes do passado

 

É difícil ver como corretores de imóveis perdem vendas tão facilmente. Eles se esquecem que o cliente pra quem eles já venderam, vão querer trocar de imóvel, vão querer adquirir mais um imóvel, têm filhos que vão casar…

A idéia é você manter contato com seus clientes do passado, todos os meses. Se não for possível, uma vez a cada 2 meses.

Mas, não deixe de estar presente.

 

Não importa quem você conhece. O que importa é quem conhece você e quem se lembra de você.

 

Se você não está presente pro seu cliente, quando ele for trocar de imóvel, comprar um imóvel pro filho, indicar um corretor pra um amigo… não será você… Aliás, pode até ser que você esteja na lista das 3 ou 5 indicações do seu cliente…

Funciona assim uma conversa:

Amigo diz: “Preciso mudar de casa, conhece alguém?”

Seu cliente antigo diz: “Tem a imobiliária X, a Y, a Z, e tem o corretor que já vendeu pra mim, mas não tenho o número mais”.

 

3- Automatize seu Marketing Digital

 

Existem várias formas de se automatizar um Marketing Digital.

Tenha um site e cuide dele, ele é o seu portfólio de apresentação. Escolha fotos ESPETACULARES.

Esteja presente nas redes sociais. Quais?

Todos que você conseguir controlar, pois a hora que uma delas EXPLODIR, você já estará lá há tempos.

Existem ferramentas que permitem que você gerencie várias redes sociais em um só lugar, como o Hootsuite (www.hootsuite.com).

Crie um Canal no Youtube, um blog (marketing de conteúdo), uma conta no instagram…

Se não puder usar todas no momento, comece pelo Facebook, mas vire um ESPECIALISTA em facebook

 

9 a cada 10 brasileiros tem Facebook

 

4- Peça por indicações

 

Após concretizar uma venda ou uma locação, pergunte ao seu cliente quem ele poderia te indicar… algúem que está procurando um imóvel para comprar, vender ou alugar.

Grave essa informação:

 

Todo mundo conhece alguém, que quer comprar, vender ou alugar um imóvel.

 

E lembre-se, toda vez que você deixa de pedir uma indicação, é dinheiro que você joga no lixo.

E outra, vender ou alugar para alguém que você foi indicado, é muito mais fácil e o marketing custa muito menos.

 

5- Aprenda técnicas de persuasão e fechamento

 

A palavra persuasão é muito mal vista no mercado, passa a idéia de “enganar”.

Mas, persuasão é você facilitar que a outra pessoa faça o que ela já quer fazer. Existem pessoas que precisam de um “empurrão” para tomar algumas atitudes, seja pra pedir alguém em casamento, assumir um filho ou comprar um imóvel.

Aprenda a fechar um negócio … já fiz parceria com outras imobiliárias, onde o cliente deles eram os compradores.

Era nítido que meu cliente queria vender e o deles comprar. Só faltava o cliente deles IMPLORAR para comprar o imóvel do meu cliente. Eles não sabiam fechar a venda.

Utilize palavras CTA (call-to-action), por exemplo: Quando podemos assinar o contrato? Posso providenciar a documentação do vendedor? O pagamento da primeira parcela pode ficar pro dia 10?

 

 

Então meus amigos, não percam dinheiro cometendo esse erro, tá bem?

E deixe seu comentário abaixo 🙂

 

 

Vitor Araujo

Vitor Araujo é corretor de imóveis, sócio da Zafer Imóveis e especialista em Marketing Digital Imobiliário. Presta Consultoria e Mentoria para Imobiliárias e Corretores de Imóveis de vários estados do Brasil. É Palestrante. Sua palestra no CRECI SP teve mais 1.000 visualizações em menos de 24 horas. Fundador do blog Mentor Imobiliário.

Seja o primeiro a comentar